0 Flares 0 Flares ×

Sinistro de Carga ou Sinistro de Transporte é a perda de um bem ou mercadoria transportada em decorrência de um acidente ou roubo de carga, dano ocorrido durante o embarque, desde o início da viagem, até a entrega do produto ao destinatário final.

Podemos ter diversas causas de acidentes (Capotamento, Abalroamento, Colisão, Explosão, Tombamento e Incêndio do veículo Transportador), avarias particulares (Extravio, Amassamento, Contaminação com outras mercadorias, Derrame, Vazamento, Quebra, entre outros) e roubo de carga.

Confira alguns exemplos de sinistros:

  1. Um veículo carregado com produtos de limpeza tomba a beira de uma estrada e todo produto é arremessado as margens da rodovia e se contamina com óleo diesel que vaza dos tanques desse veículo, cuja contaminação impede que o produto seja reaproveitado. Nessa situação, temos um sinistro de acidente, uma vez que o que ocasionou a contaminação, foi o tombamento.
  2. Uma encomenda é enviada via transporte aéreo e durante o percurso, o pacote é extraviado por qualquer motivo (esquecido em outro aeroporto, furto ocorrido dentro das dependências do armazém, etc).
  3. O motorista de um veículo carregado com tratores, ao passar sob uma ponte, não observa a altura máxima permitida e causa o choque da carga com a estrutura superior da ponte, causando danos aos tratores. Esse é um sinistro de avarias durante o transporte (não houve acidente de trânsito, mas houve dano à carga).
  4. O descarrilamento de vagões de um trem, projeta uma carga de alimentos, carvão, ferro, magnésio, as margens da ferrovia.

E como se proteger contra os riscos no transporte de cargas?

  • Acidentes com bens ou mercadorias: No caso de acidentes com o veículo transportador, orientamos ao embarcador (dono da carga) a acionar as autoridades policiais a providenciar socorro e transbordo da carga para um local seguro, no intuito de proteger a mesma e ou até mesmo de ser saqueada ou atingida por eventos da natureza, como sol muito quente, poeira ou chuva.O Seguro do Embarcador (Transporte Rodoviário) garante a indenização de acidentes com as mercadorias transportadas, podendo cobrir inclusive os custos com a limpeza da pista.
  • Roubo de Cargas: A partir do momento em que a seguradora toma conhecimento, ela pode acionar seus canais de “pronta resposta” e envolver as autoridades públicas, no sentido de tentar recuperar a carga em poder dos criminosos.

Etapas do processo de sinistro junto a Seguradora

  • Apuração causa, natureza e extensão de danos e prejuízos: Consiste, basicamente, no levantamento da causa, natureza e extensão das avarias. Nesta fase é feito o levantamento da documentação que deverá compor o processo de sinistro.
  • Regulação: Consolidação das informações sobre as circunstâncias em que ocorreu o sinistro, no intuito de determinar a existência de cobertura e a extensão dos danos.
  • Liquidação: Adequação da forma de pagamento dos valores equivalentes aos prejuízos cobertos pela apólice suportados pelo segurado.

Caso sua empresa necessite de um Seguro de Transporte para se proteger de um sinistro de cargas e cumprimento da lei, fale com gente, para podermos prestar todos os esclarecimentos técnicos e operacionais e trabalharmos os riscos de sua empresa.

Quer saber mais sobre a linha de Transporte Nacional? Contate a Buckler Seguros.

contato@bucklerseguros.com.br
11 2950-0015 | 98736-7414 | 98282-9704

0 Flares LinkedIn 0 Facebook 0 Email -- 0 Flares ×